Menu
Busca quinta, 14 de novembro de 2019
(63) 99292-6165
Araguaína
34ºmax
24ºmin
Casos Insanos
Assembleia Legislativa - Emendas para saúde
ENTREVISTA POLÍTICA

Heltinho garante: "Valuar ainda fará importantes obras em Araguaína"

28 janeiro 2011 - 11h28

Da Redação
 

A equipe de reportagem do Portal O Norte entrevistou nesta quinta-feira, 27, o presidente municipal do partido PMDB e chefe de gabinete da prefeitura de Araguaína Helter Dantas, mas conhecido como Heltinho.

Na exclusiva, o peemidebista falou sobre a situação do partido no município, expectativas de projeções do PMDB nas próximas eleições, bem como sobre comentários expostos pela imprensa local, que distorcem, segundo o presidente, as verdadeiras concepções de fatos ocorridos.

Representações
De acordo com o presidente do PMDB, Heltinho Dantas, o partindo vem seguindo forte e muito bem representado no município. São quatro vereadores, dentre eles o presidente da Câmara, Elenil da Penha que foi reeleito para mais um mandato na Casa, além do vice-prefeito Amilton da Caixa que recentemente deixou a Secretaria de Administração do Município e permanece na gestão com o cargo de vice do prefeito Valuar (DEM).

Eleições 2012
O PMDB é um partido forte no Estado, porém há muito tempo não disputa a candidatura para prefeito em Araguaína. Segundo as palavras do presidente, nas próximas eleições de 2012 para prefeito será diferente. Ele afirma que o partido já articula movimentações e reuniões em torno da escolha de um candidato forte para representar o partido na campanha e cita alguns dos possíveis nomes a pleitear o cargo: “O PMDB tem grandes nomes, como o do nosso nobre vereador e presidente da Câmara, Elenil da Penha, além de Jorge Frederico e do próprio vice-prefeito Almilton da Caixa. Estes são nomes que, com certeza, podem estar à frente de uma eventual candidatura”, Heltinho também esclarece que tudo será uma questão de acordo “Sempre nas candidaturas existem negociações políticas onde se apura quem está melhor colocado. Sendo assim, queremos na época das convenções poder contar com estes possíveis candidatos”, fala Heltinho Dantas.

Derrota nas eleições de 2010
Os votos angariados na campanha de Gaguim na cidade de Araguaína, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, refletiu a derrocada do candidato nas eleições, pois mesmo tendo ao seu lado a ex-prefeita, Valderez Castelo Branco (PP), Carlos Gaguim não obteve a maioria dos votos. Em uma rápida análise dos fatos, Heltinho Dantas justifica: “A democracia é soberana então não queremos aqui por culpa em A nem B. Quem escolheu foi o povo e se a maioria achou que seria melhor o outro candidato, que hoje é o governador Siqueira Campos (PSDB), temos que respeitar a decisão popular e seguir com essa nova administração” e completa “Não somos oposição de jogar pedra na vidraça, somos um partido de composição e queremos sempre o melhor para o Tocantins e Araguaína”.


Controvérsias sobre Amilton da Caixa
Recentemente um veículo de comunicação local, noticiou que como chefe de gabinete, Heltinho Dantas teria demitido o então secretário da administração, Amilton da Caixa. Heltinho foi incisivo ao negar as afirmações exibidas no site: “Jamais procederia uma informação como essa, até porque eu não tenho esse poder de demitir ninguém. Houve sim, uma vontade do Amilton de trabalhar mais as relações institucionais e ele mesmo pediu para o prefeito, pela quinta vez, para deixar a administração que segundo ele, era um cargo que ocupava muito seu tempo. E mais, Amilton é meu amigo pessoal e meu relacionamento com ele é muito bom, independente de questões políticas e partidárias”, diz.

Ilegalidade partidária
Outra informação noticiada pelo mesmo veículo foi a de que Heltinho não poderia assumir cargo de confiança ou qualquer Secretaria ao mesmo tempo em que é presidente municipal do PMDB. Mais uma vez, ele expressa sua contrariedade aos fatos expostos e esclarece “Eu estou dentro da legalidade do meu partido, sou chefe de gabinete e não secretário, portanto, não tenho nenhum impedimento com relação a isso, que não passa de boato jogado na imprensa de forma irresponsável. Temos toda a documentação necessária para comprovar a veracidade do que estou afirmando”, diz o presidente.

Expectativas administrativas
Tratando sobre administração pública, Heltinho explica que nos dois primeiros anos da gestão de Valuar, a prefeitura precisou passar por ajustes, mas garante que a partir deste ano, a população irá notar grandes mudanças na cidade: “Nesses últimos dois anos, trabalhamos bastante e agora estamos com a máquina enxuta, pronta pra ter grandes investimentos. Valuar tem viajado constantemente atrás de recursos em Palmas e Brasília e vamos começar a partir de agora, colher os frutos das ações do prefeito e seu secretariado nestes dois últimos anos de mandato”, garante.

Além das mudanças, Heltinho diz que já existem sinalizações de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, nessa nova administração de Siqueira Campos e finaliza dizendo “Queremos Araguaína pujante no desenvolvimento em todas as áreas: econômica, social e política e pra isso nós temos trabalhado com afinco”, pontua.


 

AO VIVO