Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
VEJA COMO FAZER

Prazo para emitir e regularizar título eleitoral termina nesta quarta-feira

07 maio 2024 - 08h15

O prazo para regularização do título de eleitor encerra nesta quarta-feira (8) em todo o país. No Tocantins, quem ainda precisa regularizar a situação do título de eleitor ou realizar a primeira emissão pode procurar atendimento em um dos 33 cartórios eleitorais disponíveis.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Além de ficar em dia com a Justiça Eleitoral, a regularização é uma exigência para quem deseja exercer o direito ao voto nas Eleições Municipais de 2024.

Para a regularização de forma não presencial, o eleitor pode procurar os serviços eleitorais através da Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), ativa desde janeiro de 2022.

A Cave funciona como principal canal de atendimento ao eleitor. Como segunda opção, o TRE dispõe também de um contato via WhatsApp ou ligação normal, através do número 0800 6486 800, todos gratuitos e sem necessidade de deslocamento.

O Tocantins conta com 1,1 milhão de eleitores aptos a votarem nas Eleições 2024, com inscrição eleitoral 100% regular. Porém, cerca de 40 mil ainda estavam com situação eleitoral pendente de regularização até o início de maio, conforme informações divulgadas pelo TRE, na última semana.

Segundo informações do tribunal, a situação em que maior parte dos eleitores irregulares se encontravam era por falta em eleições anteriores, o "eleitor faltoso". É considerada "eleitor faltoso" a pessoa que não tenha votado em três pleitos consecutivos, sem justificar a ausência.

Somente este ano, de janeiro a abril, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, foram realizados 96.304 atendimentos em todo o estado. Desse total, a maior procura (45%) foi pelo serviço de transferência de domicílio eleitoral, com 43.343 atendimentos.

Na sequência, aparece o serviço de emissão do primeiro título, o alistamento, com 28.805 (30%) atendimentos. E em terceiro, ficou a revisão eleitoral, com um total de 24,156 atendimentos (25%).

*G1 Tocantins