Palmas
24º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
EM TAQUARUÇU

Com apoio do Governo do Tocantins, Feira da Serra inicia nesta segunda

18 outubro 2021 - 15h23

A Associação das Mulheres Feirantes de Taquaruçu (Amfetaq), com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), inicia nesta segunda-feira, 18, o projeto Feira da Serra de Taquaruçu. O evento será realizado em três edições e promete agitar culturalmente o Distrito em três edições. A feira visa o envolvimento comunitário, numa via dupla de oferta e consumo, promovendo a economia solidária, o turismo, a arte e a cultura. 

De acordo com a organização do projeto, serão realizadas três edições da Feira da Serra, sendo duas edições em formato digital, que começa nesta segunda-feira, 18, outra edição dia 25 de outubro e uma edição especial, no período de 28 a 31 de outubro, paralela ao Festival Gastronômico de Taquaruçu edição 2021. 

O produtor cultural e um dos organizadores do evento, Erval Benmuyal, conta que a feira é um momento de troca de experiências com a comunidade local, turistas e visitantes de Taquaruçu, oferecendo os sabores, saberes e costumes, pondo em evidência a força da produção artesanal e a comercialização de produtos agroecológicos. "O projeto vai oferecer oficinas de produção artesanal e atividades em arte e cultura, além de promover debate acerca da economia criativa, do turismo, da arte e da cultura no distrito de Taquaruçu”, explica. 

O projeto foi contemplado com incentivos financeiros do Programa Municipal de Apoio à Cultura (Promic), da Prefeitura de Palmas, e conta também com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo do Tocantins, por meio da Adetuc.

“A Feira da Serra fomenta a economia criativa local por meio da comercialização dos produtos, além de valorizar e incentivar o artesanato e a gastronomia local, sendo um projeto que contribui para divulgar os atrativos turísticos e cultural da capital”, considera o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

O Projeto 

A Feira da Serra de Taquaruçu é um composto de produtos agroecológicos, artesanato, atrativos culturais, artísticos e sabores regionais. A organização do evento iniciou em abril a produção de conteúdos audiovisuais que irão compor as mostras digitais. A programação vai desde oficinas culturais sobre artesanato e modos de produção, seminários, videoclipes musicais, poesias, exposições de artistas visuais e documentários que serão apresentados em formato de Podcast, produzidos em parceria com o Cerrado Folc e o Canal Cidade Perifa TV. 

A programação será exibida nas redes sociais do projeto no Faceboock, Instagram e no canal Cidade Perifa TV, no YouTube, no https://youtu.be/77dN-eV4-cs .