Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
“SOU POETA”

Com interpretação de obras literárias regionais espetáculo ganha temporada online

09 dezembro 2021 - 08h21Por Ascom

Obras literárias de escritores regionais estarão em destaque ao longo de oito dias no canal do Youtube de A Barraca Cia de Artes, de 10 a 18 de dezembro, sempre às 19h30. A Companhia apresenta a temporada online do espetáculo cênico-musical “Sou Poeta”, com fragmentos de poesias, sonetos, trechos de poemas e ainda obras completas dos escritores José Gomes Sobrinho (in memoriam), Tião Pinheiro e Odir Rocha.

A cada dia serão exibidas cenas diferentes no Youtube do espetáculo, gratuitamente. Os textos ganham corpo, voz e movimento em interpretação do elenco de A Barraca Cia de Artes, formado pelas atrizes Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Magna Carneiro e Sheyla Virgínio. Os figurinos trazem uma paleta de cores e apresentam a simbologia do Cerrado tocantinense, com elementos figurativos típicos da flora local, como o Coco Babaçu, Capim Dourado, a Fava de Bolota, o Caju e o Pequi. Já o cenário tem a singeleza da poesia, formado por blocos que se unem ou desmontam para trazer  elementos como frases de obras literárias dos poetas homenageados e desenhos cheio de  significados, leveza e harmonia cênica, como uma casa e uma árvore.

Em “Sou Poeta”, cinco atrizes assumem papéis de trovadoras para dar vida a obras literárias dos poetas José Gomes Sobrinho (In memoriam), Odir Rocha e Tião Pinheiro. Com ukeleles, violão, percussão, vozes, teatro e cultura popular, as atrizes mostram a sua forma de interpretar cada produção textual dos poetas homenageados, a partir de temáticas como Sonhos, Amor, Vida e Natureza.

Conforme a diretora-geral do espetáculo, a atriz Magna Carneiro, as cenas não trazem uma versão biográfica, mas das histórias e ensinamentos por eles contados em cada produção, estimulando o público a compreender, subjetivamente, as concepções que norteiam cada artista. “Escolhemos com muito carinho algumas produções desses artistas e apresentamos nesse espetáculo a nossa forma de vê-las, o nosso olhar e interpretação”, adianta a artista.

Projeto

O patrocínio é do Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Poesias

Este é o segundo espetáculo de A Barraca Cia de Artes que foca a interpretação de poesias em cena. No ano de 2015, a companhia teatral apresentou o espetáculo teatral “Zé: Crônicas e Poesias de José Gomes Sobrinho”, que segue no repertório das artistas.

A Barraca Cia de Artes

Formada somente por mulheres, A Barraca Cia de Artes executa projetos de arte, cultura, educação e assistência social. Tem experiência em produção de projetos de literatura, teatro, música, produção de festivais e formação de plateia. Os trabalhos realizados focam a importância da arte e cultura como instrumentos de transformação e integração social, buscando provocar discussão e reflexão com temáticas socioculturais. Fundada em 2002, atualmente a Companhia é formada pelas atrizes Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Leidiane Martins, Magna Carneiro, Sheyla Virginio e Ana Kamila Castaño.

Ficha Técnica

Realização: A Barraca Cia de Artes

Textos: José Gomes Sobrinho (in memoriam), Odir Rocha e Tião Pinheiro

Atrizes: Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Magna Carneiro e Sheyla Virginio

Direção-geral: Magna Carneiro

Assistente Direção: Cleuda Milhomem

Direção Musical: Anderson Camacho

Poemas musicados: Anderson Camacho e Magna Carneiro

Roteiro e Dramaturgia: Magna Carneiro e elenco

Preparação Vocal: Anne Raelly

Preparação Corporal: Felipe Trindade

Produção Executiva: Cinthia Abreu

Assistente de Produção: Leidiane Martins e Ana Kamyla Castaño

Cenário e Figurinos: Vivian Oliveira

Iluminação, Sonoplastia e Staff: Gabriel Deeaz

Fotografia: Flaviana Ox

Designer Gráfico: Carla Galvão

Redes sociais: Yara Virgínio

Vozes de criança: André Limeira e Maria Cecília.

Patrocínio: Lei Aldir Blanc  Tocantins, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo- Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.