Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
EFEITO PANDEMIA

Romarias do Senhor do Bonfim serão transmitidas, ao vivo, pela internet

31 julho 2020 - 08h50

As romarias do Senhor do Bonfim constituem as maiores e mais importantes manifestações culturais do Estado. Este ano, devido a pandemia do Coronavírus, as missas, que foram canceladas para evitar aglomerações, serão transmitidas ao vivo, no dia 15 de agosto. Representantes do Governo e membros da Igreja Católica das cidades de Tabocão e Araguacema se reuniram, através de videoconferência, na manhã desta quinta, 30, para discutir as diretrizes do projeto.

Com o objetivo de manter viva a tradição religiosa e cultural, os fiéis poderão assistir, em tempo real, às celebrações. Segundo o Secretário de Comunicação do Estado, Élcio Mendes, nos próximos dias, a equipe técnica do setor irá visitar os municípios para ajustar os detalhes das transmissões. “Atendemos a um pedido do governador Mauro Carlesse e vamos conseguir levar a romaria até as casas dos devotos”, pontuou o Secretário.

Durante a reunião, o Presidente da Agência do Desenvolvimento da Cultura, Turismo e Economia Criativa, Tom Lyra, frisou a importância cultural das romarias e enfatizou que a data faz parte do calendário cultural do Tocantins. “Visando o bem coletivo, as pessoas não poderão fazer a tradicional peregrinação, mas, graças à tecnologia, poderemos manter viva essa manifestação cultural tão importante e valiosa para o nosso Estado”, enfatizou o gestor.

 “Agora, sabemos que um número maior de fiéis poderá participar das romarias, mesmo que assistindo pela TV ou celular”, pontuou o Padre Mauri Barbosa, que, durante a videoconferência, agradeceu o apoio do Estado, “somos gratos ao Governo e estamos muito felizes com a iniciativa”.

A reunião contou, ainda, com a participação do Frei Willian Dantas, de Araguacema; do Coronel Barbosa, da Polícia Militar do Tocantins; da Superintendente do Desenvolvimento da Cultura da Adetuc, Lorena Ribeiro; da Gerente de Acervos e Patrimônio Histórico e Artistico, Aline Alves; e da Gerente de Fomento e Promoção da Cultura, Livia Iwasse. O Padre Leomar, representante da cidade de Natividade, apesar de não ter conseguido participar da reunião, se manifestou favorável ao projeto.

Transmissões

Em fase de planejamento técnico e logístico, as transmissões terão o apoio Governo do Estado e da Adetuc, além da comunidade local dos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema. A missas serão transmitidas,no dia 15 de Agosto, ao vivo, pela internet.