Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
29º
Porto Nacional
29º
NORTE DO ESTADO

Patrícia Evelin abre vantagem e lidera intenções de voto em Xambioá

14 novembro 2020 - 00h36Por Redação

Nos últimos dias para finalizar a campanha eleitoral, candidatos se mobilizam para conquistar o voto dos eleitores. Neste cenário, o Instituto Datanorth realizou a última rodada de pesquisas em vários municípios, incluindo Xambioá no Norte do Estado, onde a candidata à reeleição, Patrícia Evelin (DEM), lidera as intenções de voto.   

Na cidade, quatro candidatos concorrem oficialmente ao cargo de prefeito nessas eleições, são eles: Patrícia Evelin (DEM), Igor Leite (MDB) Jardel Rocha (Cidadania) e Jakson da Cleomar (Republicanos).  

A pesquisa cedida ao Portal O Norte, foi realizada em 09 de novembro, pelo Instituto Datanorth e registrada na Justiça Eleitoral com o número 04329/2020.  

Foram ouvidos 300 entrevistados, com idades de 16 ou mais, do sexo feminino e masculino, residentes em Xambioá e que votam naquela localidade, conforme dados do IBGE. 

Espontânea

Na cidade, os números mostram Patrícia Evelin à frente na disputa com 52% das intenções de votos na pesquisa espontânea.

O segundo colocado é o candidato Igor Leite, com 31% seguido por Jardel Rocha com 6,33% das intenções. Jakson da Cleomar aparece com 5,33% e Juno, com apenas 0,33% das intenções do eleitorado. (Vale ressaltar que esse útimo não é candidato oficial mas parece na pesquisa espontânea).

Ainda de acordo com a pesquisa Datanorth, 4% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 1% votariam branco ou nulo.

Estimulada 

Na Pesquisa estimulada, apenas 35,33% não aprovam a gestão de Patrícia Evelin, 54,67% aprovam e 10% não souberam ou não opinaram.

Ainda nessa modalidade, foi questionado se a eleição fosse hoje, em quem os eleitores votariam para prefeito na cidade e 49,67% escolheriam Patrícia Evelin para o cargo, 31,33% escolheram Igor Leite. 7,67% votariam em Jardel Rocha, 6,33% em Jakson da Cleomar.

Outros 3,33% responderam que não sabiam ou não opinavam e 1,67% votariam branco ou nulo.

Os entrevistados também foram questionados sobre em qual candidato eles não votariam. Igor Leite aparece com uma rejeição de 37,33%, Patrícia Evelin em segundo com 25,67%, Jardel Rocha surge em terceiro com 11% e Jackson da Cleomar aparece com 10% de rejeição.

7,67% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos candidatos e 4,33% não souberam ou não quiseram opinar.

Quando questionados se iam mudar seu voto, até o dia da eleição, 97% disseram que já estariam definidos, 3% disseram que poderiam mudar.

Cenário Estadual e Nacional

A pesquisa também quis saber como os eleitores da cidade veem a política no país e no Tocantins e mostrou que 69,33% dos eleitores da cidade aprovam o governo de Jair Bolsonaro, sendo que 25% não aprovam e 5,67% não souberam ou não opinaram. 

Já sobre o governo de Mauro Carlesse, 50% aprovam, 39% não aprovam e 11% não souberam ou não quiseram opinar.  

Meios de Informação

O questionário preparado pelo Instituto também perguntou aos moradores, sobre qual meio de comunicação as pessoas daquela cidade mais usam para se informar sobre notícias e os números apontaram o WhatsApp como a ferramenta mais utilizada com 34,67%, seguido da TV com (30%), Facebook 17% Rádio com 11,33 %, portais de notícias com 6% e Instagram com 0,67%. Entre os entrevistados, 0,33% não escolheram nenhuma das opções. 

 

Instituto Datanorth

Fundado em 1999, o Instituto Datanorth faz parte do Sistema O Norte de Comunicação, que tem além do site Portal O Norte, redes de rádio e televisão nos estados do Tocantins e Maranhão. O Datanorth utiliza a tecnologia avançada através de software de última geração, exclusivo para a realização de pesquisas, o que proporciona exatidão, confiabilidade e eficiência no resultado através da coleta de dados.