Palmas
24º
Araguaína
22º
Gurupi
21º
Porto Nacional
22º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
RETA FINAL

Valdemar Nepomuceno lidera com folga as intenções de voto em Ananás

14 novembro 2020 - 00h23Por Redação

Com pouco mais de nove mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2020, Ananás no Norte do Tocantins respira política nesses últimos dias de campanha eleitoral, onde quatro candidatos disputam a preferência do eleitorado ao pleito de prefeito. O município entrou na rota da última rodada de pesquisas do Instituto Datanorth e você confere abaixo o resultado das entrevistas.

A pesquisa cedida ao Portal O Norte, foi realizada em 07 de novembro, pelo Instituto Datanorth e registrada na Justiça Eleitoral com o número Nº 04447/2020.

Nessa última rodada, foram ouvidos 300 entrevistados com 16 ou mais anos de idade, do sexo feminino e masculino, residentes em Ananás e que votam naquela localidade, conforme dados do IBGE. 

Espontânea

Ao todo, 4 candidatos disputam a gestão do município nessas eleições, são eles: Valdemar Nepomuceno (PSD), Val Sousa (PRTB), Anália Borges (MDB) e Macione do Quilin (Cidadania).

Na cidade, os números mostram Valdemar liderando a corrida com 45,67% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

O segundo colocado é o candidato Val Sousa, que está com 24,67%, seguido de Anália Borges com 17% das intenções e por último, Macione do Quilin com 2,33%. Ainda de acordo com a pesquisa Datanorth, 4,33% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 3,33%, foram de brancos/nulos.

Estimulada 

Na Pesquisa estimulada, 63,67% não aprovam a gestão do atual prefeito, Valber Saraiva, 30,33% aprovam e 6% não souberam ou não opinaram.

Nessa modalidade, o questionário quis saber também, se a eleição fosse hoje, em quem os eleitores votariam para prefeito na cidade e 47,67% escolheriam Valdemar que assim, aumentou a distância dos adversários, Val Sousa surge com 24,33%, Anália Borges com 18% e Macione do Quilin aparece com apenas 3% das intenções. Eleitores que não souberam ou não opinaram somaram 3,33% e brancos/nulos 3,67%.

Ainda na estimulada, quando questionados sobre em qual candidato o eleitor não votaria, Anália Borges alcança uma rejeição de 34%, seguida de Valdemar com 21%, Macione do Quilin com 17,33% e o candidato que apresenta menor índice de rejeição é Val Sousa com apenas 9%. De todos os entrevistados 10,67% disseram não rejeitar nenhum candidato e 8% não souberam ou não opinaram.

Quando questionados se iam mudar seu voto, até o dia da eleição, 75,67% disseram que já estão definidos, 17,33% disseram que poderiam mudar e 7% não souberam ou não opinaram.  

Cenário Estadual e Nacional

A pesquisa também quis saber como os eleitores da cidade veem a política no país e no estado do Tocantins e mostrou que 60,33% dos eleitores da cidade aprovam o governo de Bolsonaro, 33% não aprovam e 6,67% não souberam ou não opinaram. 

Já sobre o governo de Mauro Carlesse, 50,33% não aprovam a gestão, 41% aprovam e 8,67% não souberam ou não quiseram opinar.  

Meios de Informação

O questionário preparado pelo Instituto também perguntou aos moradores, sobre qual meio de comunicação as pessoas daquela cidade mais usam para se informar sobre notícias e os números apontaram a TV como a ferramenta mais utilizada com 43,33%, seguido do WhatsApp (41%), Rádio com 4,33%, Facebook com 2,67%, portais de notícias com 1,33% e Instagram com 1%. Já 6,33% não citaram nenhuma das opções. 

Instituto Datanorth

Fundado em 1999, o Instituto Datanorth faz parte do Sistema O Norte de Comunicação, que tem além do site Portal O Norte, redes de rádio e televisão nos estados do Tocantins e Maranhão. O Datanorth utiliza a tecnologia avançada através de software de última geração, exclusivo para a realização de pesquisas, o que proporciona exatidão, confiabilidade e eficiência no resultado através da coleta de dados.