Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
RETA FINAL

Valdemar Nepomuceno lidera com folga as intenções de voto em Ananás

14 novembro 2020 - 00h23Por Redação

Com pouco mais de nove mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2020, Ananás no Norte do Tocantins respira política nesses últimos dias de campanha eleitoral, onde quatro candidatos disputam a preferência do eleitorado ao pleito de prefeito. O município entrou na rota da última rodada de pesquisas do Instituto Datanorth e você confere abaixo o resultado das entrevistas.

A pesquisa cedida ao Portal O Norte, foi realizada em 07 de novembro, pelo Instituto Datanorth e registrada na Justiça Eleitoral com o número Nº 04447/2020.

Nessa última rodada, foram ouvidos 300 entrevistados com 16 ou mais anos de idade, do sexo feminino e masculino, residentes em Ananás e que votam naquela localidade, conforme dados do IBGE. 

Espontânea

Ao todo, 4 candidatos disputam a gestão do município nessas eleições, são eles: Valdemar Nepomuceno (PSD), Val Sousa (PRTB), Anália Borges (MDB) e Macione do Quilin (Cidadania).

Na cidade, os números mostram Valdemar liderando a corrida com 45,67% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

O segundo colocado é o candidato Val Sousa, que está com 24,67%, seguido de Anália Borges com 17% das intenções e por último, Macione do Quilin com 2,33%. Ainda de acordo com a pesquisa Datanorth, 4,33% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 3,33%, foram de brancos/nulos.

Estimulada 

Na Pesquisa estimulada, 63,67% não aprovam a gestão do atual prefeito, Valber Saraiva, 30,33% aprovam e 6% não souberam ou não opinaram.

Nessa modalidade, o questionário quis saber também, se a eleição fosse hoje, em quem os eleitores votariam para prefeito na cidade e 47,67% escolheriam Valdemar que assim, aumentou a distância dos adversários, Val Sousa surge com 24,33%, Anália Borges com 18% e Macione do Quilin aparece com apenas 3% das intenções. Eleitores que não souberam ou não opinaram somaram 3,33% e brancos/nulos 3,67%.

Ainda na estimulada, quando questionados sobre em qual candidato o eleitor não votaria, Anália Borges alcança uma rejeição de 34%, seguida de Valdemar com 21%, Macione do Quilin com 17,33% e o candidato que apresenta menor índice de rejeição é Val Sousa com apenas 9%. De todos os entrevistados 10,67% disseram não rejeitar nenhum candidato e 8% não souberam ou não opinaram.

Quando questionados se iam mudar seu voto, até o dia da eleição, 75,67% disseram que já estão definidos, 17,33% disseram que poderiam mudar e 7% não souberam ou não opinaram.  

Cenário Estadual e Nacional

A pesquisa também quis saber como os eleitores da cidade veem a política no país e no estado do Tocantins e mostrou que 60,33% dos eleitores da cidade aprovam o governo de Bolsonaro, 33% não aprovam e 6,67% não souberam ou não opinaram. 

Já sobre o governo de Mauro Carlesse, 50,33% não aprovam a gestão, 41% aprovam e 8,67% não souberam ou não quiseram opinar.  

Meios de Informação

O questionário preparado pelo Instituto também perguntou aos moradores, sobre qual meio de comunicação as pessoas daquela cidade mais usam para se informar sobre notícias e os números apontaram a TV como a ferramenta mais utilizada com 43,33%, seguido do WhatsApp (41%), Rádio com 4,33%, Facebook com 2,67%, portais de notícias com 1,33% e Instagram com 1%. Já 6,33% não citaram nenhuma das opções. 

Instituto Datanorth

Fundado em 1999, o Instituto Datanorth faz parte do Sistema O Norte de Comunicação, que tem além do site Portal O Norte, redes de rádio e televisão nos estados do Tocantins e Maranhão. O Datanorth utiliza a tecnologia avançada através de software de última geração, exclusivo para a realização de pesquisas, o que proporciona exatidão, confiabilidade e eficiência no resultado através da coleta de dados.