Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
29º
Porto Nacional
29º
PARA SE INSPIRAR!

Empresária que começou do zero conta como se tornou referência no ramo da beleza em Araguaína

04 março 2020 - 13h41Por Redação

Em homenagem ao mês da mulher, hoje o Portal O Norte vai contar a história de uma tocantinense empreendedora de sucesso em Araguaína e que se tornou referência no ramo da beleza na cidade. 

De Menina à Mulher

Lauriana Moreira da Conceição tem 35 anos de idade mais uma trajetória de muita luta. Nascida em Babaçulândia no Norte do Estado, ela é de uma família grande de 8 irmãos [sendo 6 mulheres e 2 homens] que seus pais, os lavradores Paulo Martins da Conceição (76 anos) e Eunice Moreira da Conceição (71 anos) criaram na zona rural onde ela e os irmãos nasceram. 

Desde muito cedo nossos pais nos ensinaram o valor do trabalho e cooperação, a gente foi crescendo ajudando nas tarefas do dia a dia, a criar nossos irmãos e isso pra mim foi um fator importante para meu desenvolvimento como pessoa: o respeito e cuidado com o próximo”, afirma. 

Lauriana começou a trabalhar de forma precoce, aos 9 anos como babá. Seus pais sempre moraram fora da cidade e como o acesso ao ensino era muito limitado na zona rural, à medida que os filhos cresciam partiam para Araguaína, para morar com tias e tios e assim estudar no ensino regular. “Eram tempos difíceis mais uma das grandes lições que meu pai e minha mãe nos ensinaram é que sempre deveríamos cuidar um do outro. Eles fizeram isso com amor e nos prepararam para o mundo”, observa. 

 Aos 11 anos Lauriana foi morar em São Paulo, com uma irmã que foi embora para a capital Paulista onde casou e teve dois filhos. “Fui para morar com minha irmã e lá eu ajudava a cuidar dos meus sobrinhos”, lembra Lauriana que aos 16 anos  conseguiu seu segundo emprego como operadora de caixa, onde trabalhou até os 20 anos e saiu de lá como supervisora de loja. 

O Start

Aos 21 anos,  ela voltou para Araguaína e começou a trabalhar como consultora de vendas no Boticário, foi onde ela teve o primeiro contato profissional com o ramo da beleza: “Me encantei por essa área, comecei a fazer cursos de aperfeiçoamento para produção de makes e foi onde descobri o meu talento: transformar a beleza das mulheres e deixá-las ainda mais lindas!”. 

(Foto: Jotta Nunes)

Lauriana se profissionalizou como maquiadora, o que garantia uma renda extra e mais espaço para explorar o seu dom. Além de trabalhar, a tocantinense também dedicou tempo aos estudos e ingressou no curso de Direito. “Aos 30 anos quando eu concluí meu curso saí da empresa para atuar na área de Direito mas meu coração não estava lá”, admite. 

Negócio Próprio

Em 2014, Lauriana tomou coragem e decidiu empreender, foi aí que nasceu no dia 22 de abril o “Espaço Lauriana Moreira” que ela começou com apenas tres pessoas: Lauriana, sua irmã Rosimeire Moreira e a cabeleireira Elisângela Marinho. Até hoje as duas trabalham com ela. 

"Mas o início não foi nada fácil", lembra a empreendedora afirmando que começou praticamente sem verba alguma. Mas a garra e força de vontade falaram mais alto, Lauriana arregaçou as mangas e não desistiu: “Conforme entrava o dinheiro eu ia comprando os materiais”, conta.

Apesar dos desafios financeiros, o negócio foi crescendo e hoje, Lauriana Moreira conta com um quadro de 20 colaboradoras parceiras que atuam no espaço de beleza que é referência na cidade e revela um segredo para manter um relacionamento saudável e produtivo dentro de sua empresa: “Reconhecer a importância de cada membro da equipe é um grande passo, mas trabalhar com pessoas que amam o que fazem é fundamental, não tem erro!”, observa.

Valorizar a equipe é um dos princípios destacados por Lauriana Moreira. (Foto: Jotta Nunes)

Thamirys Santiago trabalha como secretária no Espaço Lauriana Moreira há três anos e fala do orgulho que tem em fazer parte da equipe: “Tenho aprendido muito, sempre digo que não sou a mesma pessoa de 3 anos atrás”, diz ao falar da admiração que sente em trabalhar ao lado de Lauriana:  “Ela não tem medo de nada, encara o que vier, porque ela é incansável, atende, maqueia, cuida dos negócios da empresa, faz tudo e isso com certeza me inspira a ser melhor! Sou muito grata pela oportunidade e por todo aprendizado até o dia de hoje”, diz Thamirys. 


Lauriana Moreira e Thamirys. (Foto: Arquivo Pessoal)

Cliente fiel, a educadora Daniela Souto explica porque não abre mão de se cuidar no Espaço Lauriana Moreira: “Me sinto em casa, as meninas são uns amores, sempre sou muito bem atendida e saio de lá maravilhosa!”, diz sorrindo. 

Daniela Souto. (Foto: Espaço Lauriana Moreira)

Sobre suas clientes Lauriana se enche de orgulho ao falar: “São minhas princesas! Adoro ver o resultado do nosso trabalho quando elas saem daqui com a auto-estima nas alturas, maravilhosas, empoderadas. Essa é a minha missão de vida, não tenho dúvidas!” 

Família

Em 2016 Lauriana realizou mais um sonho, ela se casou! O marido, Thiago Costa Lopes, também é empreendedor na área de beleza cuidando do público masculino com a Moustache Barbearia. “Administramos juntos os nossos negócios, compartilhamos opiniões, ideias e projetos, sempre um dando suporte para o outro. Me sinto muito feliz em poder ter ao meu lado um parceiro não só pra vida pessoal mas também empresarial, o que ajuda muito porque a gente se entende e se completa também nesse sentido”, afirma. 

O casamento proporcionou outra grande realização para Lauriana: ser mãe!. “É desafiador, ser empresária, esposa e mãe mas a Ana Laura que hoje tem 11 meses chegou pra deixar nossos dias mais coloridos”, afirma emocionada.

Thiago, Ana Laura e Lauriana. (Foto: Arquivo Pessoal)

Sonhar e Realizar!

Eu sempre fui muito sonhadora, acredito que os sonhos nos mobilizam mas faço isso com os pés no chão!”, garante a empresária que, apesar de cautelosa sempre busca avançar em seus projetos, um deles ela começou a colocar em prática recentemente que é o de ministrar cursos profissionalizantes de maquiagem e designer de sobrancelhas: “Ensinar o que sei é algo que me faz bem, não tenho esse negócio de guardar só pra mim, tem espaço pra todo mundo e me sinto honrada e feliz em poder contribuir para o desenvolvimento de outras pessoas através do meu conhecimento”, diz.   

Lauriana hoje também realiza cursos profissionalizantes para formar novos profissionais. (Foto: Jotta Nunes)

Como exemplo de empreendedora que começou do zero, Lauriana Moreira encerra a entrevista ao Portal O Norte com uma mensagem especial para as mulheres: “Nós temos uma força surpreendente, e se eu pudesse dar um conselho pra você mulher que sonha em ter seu próprio negócio, eu começaria dizendo ACREDITE EM VOCÊ! A dificuldade existe, os maus conselhos vem, pessoas que não acreditam em você existirão sempre, mas não tenha medo, dê o primeiro passo e comece!”, finaliza.