Palmas
24º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
25º
Assembleia Aniversário do Tocantins
INFRAESTRUTURA

Via Norte segue com mais de cinco frentes de serviço em vários pontos de Araguaína

01 dezembro 2020 - 14h52Por Prefeitura Araguaína

Os serviços da maior obra de engenharia urbana do Tocantins, a Voa Norte, seguem acelerados. Mesmo com as chuvas deste período do ano, os trabalhos para a construção da avenida não param e estão em cinco trechos da cidade. 

Entre as frentes de serviço em andamento estão os trabalhos de implantação da bacia de detenção da água da chuva e alça de acesso que farão a interligação com o trecho 2 da Via, localizada na região da Avenida Castelo Branco, e a instalação de aduelas para a canalização dos córregos Neblina e Canindé. 

“O período de chuvas restringe as possibilidades de novas frentes de serviço, mas nosso objetivo é concluir ainda este ano a bacia e canalização do Neblina que iniciamos na região da avenida Cônego João Lima até a rua Ademar Vicente Ferreira, no Centro”, explicou o gerente de supervisão e acompanhamento de obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, Cid Forghieri. 

Para a construção da bacia de detenção, as paredes laterais do córrego estão recebendo revestimento de pedra e extravasor controlado. Esse trabalho é responsável pelo controle da vazão da água no canal do córrego, evitando assoreamentos, alagamentos e outros problemas no período chuvoso.  

Já foram concluídos até o momento os serviços da concretagem da rampa e execução do colchão reno na bacia de detenção. 

Interdição de ruas 

Com o avanço das obras da Via Norte, foi necessário mudar a rota de trânsito em ruas onde as frentes de serviço estão atuando, garantindo assim maior segurança a motoristas e pedestres que trafegam pela região. 
 
Estão interditadas totalmente as ruas Araguaia e 21 de abril de acesso à Avenida Neief Murad, e na rua 25 de dezembro no centro a interdição é no período de 7 horas da manhã ás 18 horas. “A orientação é de que seja respeitada a sinalização nos trechos interditados e que o motorista redobre a atenção buscando rotas alternativas”, concluiu o gerente de supervisão de obras. 

Projeto Águas de Araguaína 

As obras da Via Norte fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína e foram iniciadas em julho deste ano, com a implantação do primeiro trecho da avenida, que ficará entre a avenida Cônego João Lima, no Centro, e o Parque Cimba, beneficiando diretamente os bairros Neblina, Jardim Goiás, Brasil e Cimba.

Após a avenida Castelo Branco, a 2ª etapa começará na interligação com a rua Dois de Julho e avenida Amazonas, no setor Araguaína Sul, tendo aproximadamente 2,6 km, seguindo por mais 5,2 km até a avenida Palmas, no setor Costa Esmeralda. 

Somando os dois trechos, a via terá 9 quilômetros de extensão, que cruzará diretamente 14 bairros para desafogar o trânsito entre o Centro e os bairros, conectando o final da Avenida Marginal Neblina até a BR-153. 

Além da macro e microdrenagem dos córregos Neblina, Canindé e outros, o projeto prevê também a implantação dos parques Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel e obras de infraestrutura já em execução em vários setores, entre eles Morada do Sol 3, Ana Maria, Jardim Vitória e Tocantins.