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COMPETIÇÃO

Governo do Tocantins abre inscrições da 17ª Corrida do Fogo

04 maio 2024 - 09h04

A Corrida do Fogo chega à sua 17ª edição e será realizada no domingo, 30 de junho de 2024. Diferentemente de anos anteriores, essa edição será realizada pela manhã, com largada às 6h30. A mais tradicional prova de rua de Palmas, organizada e executada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), a competição vem com novidades: um dia exclusivo para os pequenos corredores, a Corridinha do Fogo marcada para o dia 29 de junho, às 17 horas, com percursos que variam de 300 m a 1.500 m, de acordo com a faixa etária, que vai de 5 a 15 anos. Para os adultos, os percursos da corrida serão de 5 km e 10 km; este ano, também haverá caminhada de 3 Km.

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As inscrições começam nesta sexta-feira, 3, às 10 horas, por meio do site  www.tonacorrida.com.br, com encerramento previsto para o dia 19 de junho, ou em data anterior, caso seja atingido o limite técnico de 500 crianças ou adolescentes para a corrida de 29 de junho, e 2 mil adultos para o dia 30 de junho.

“Lembrando que, neste dia 29, não haverá apenas corrida, mas também outras atividades como o passeio nas viaturas do Corpo de Bombeiros, as crianças também poderão vestir os uniformes do Corpo de Bombeiros para fazer fotos e, no final, nós teremos nosso tradicional banho no caminhão do Corpo de Bombeiros”, enfatizou o subchefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Cléber José Borges Sobrinho.

“E no dia 30 de junho, teremos caminhada de 3 km, corrida de 5 km e 10 km, além de toda aquela festa que nós já sabemos, com a presença de atletas regionais e também do circuito nacional. Fora isso, ainda teremos os nossos famosos sorteios de brindes muito bons aguardando os atletas. Convidamos a todos a realizarem a inscrição no site e, claro, façam valer a pena essa oportunidade, afinal de contas, é a nossa Corrida do Fogo!”, completou Cléber.

Organizadas em lotes, as inscrições terão valores variados, sendo o  1° lote: aberto do dia 3 ao dia 10 de maio, com custo de R$ 99. O 2° lote: aberto do dia 11 ao dia 31 de maio, com custo de R$ 119. E o último e 3° lote: a partir do dia 1° de junho ao término, e terá custo de R$ 129. Para as pessoas com idade de 60 anos ou mais, será concedido 50% no valor da inscrição, conforme preceituado na Lei Federal, no Estatuto do Idoso. Para a retirada do kit, será necessária a apresentação de cópia do documento original com foto.

Percursos 

A largada para o público adulto será única, com três distâncias distintas, sendo caminhadas de 3 km e corridas de 5 km para o público com idade igual ou superior a 16 anos, ou 10 km para o público com idade igual ou superior a 18 anos. A escolha da distância será feita pelo atleta no momento da inscrição. 

Desde o ano passado, a Corrida do Fogo tem largada e chegada na nova sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida JK, em Palmas. Saindo no QCG dos Bombeiros, o percurso segue pela Avenida NS-03, subindo e descendo pela Avenida LO-03 até a rotatória da NS-01, retornando pela NS-03 até a Avenida JK, e sobe a até a rotatória da Praça dos Girassóis com a Avenida NS-01, contorna e segue até ao canteiro central da Praça com a Avenida LO-02 e retornando para o QCG. Este ano, o percurso de 10 km terá uma mudança: ao invés de fazer duas vezes o percurso de 5 km, os competidores, ao chegarem no cruzamento da Avenida NS-03 com a Avenida JK, seguirão por 2,5 km em direção a Região Norte, retornando ao QCG. 

O kit 

O kit do Atleta será composto por número de peito contendo um chip descartável e alfinetes, camiseta especial para corrida nas opções de tamanho PP, P, M, G e GG, para adultos; e P, M e G infantil; e P e M, para crianças e adolescentes; sendo que as mesmas estão sujeitas à disponibilidade de tamanho no momento da entrega e sacochila especial da corrida. 

A entrega dos kits ocorrerá entre os dias 28 e 29 de junho de 2024, em horários e local a definir, o qual será divulgado no site do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins e redes sociais.

Premiação 

Receberão troféu e premiação financeira os cinco primeiros colocados nas categorias Geral Masculino 10 km, Geral Feminino 10 km, Geral Masculino 5 km e Geral Feminino 5 km. Receberão troféu e premiação financeira os três primeiros colocados nas categorias Bombeiro Militar 5 km, Bombeira Militar 5 km, 60 anos ou + Masculino 10 km e 60 anos ou + Feminino 10 km. Receberão troféus os 3 três primeiros colocados nas faixas etárias geral masculino e geral feminino para os percursos de 10 km e 5 km. Receberão troféus os três primeiros colocados das categorias Bombeiro Equipado, Segurança Pública Masculino e Segurança Pública Feminino.

Categoria Segurança Pública

Na categoria Segurança Pública, poderão se inscrever e participar representantes das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Metropolitana, Agente de Trânsito e Agente Socioeducativo, com a devida comprovação quando a Comissão organizadora assim o exigir. 

Corridinha do Fogo

O evento Mirim ocorrerá no dia 29 de junho, no estacionamento do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Palmas, com primeira largada às 17 horas. O percurso vai variar de 300 m a 1.500 m, será marcado por voltas, sendo que cada volta tem 300 m. Crianças de 5 anos darão uma volta; de 6 e 7 anos, duas voltas; 8, 9 e 10 anos darão três voltas; 11 e 12 anos darão quatro voltas e as faixas etárias de 13, 14 e 15 anos percorrerão cinco voltas.

*Secom Tocantins