Menu
Busca sábado, 19 de outubro de 2019
(63) 99292-6165
Araguaína
35ºmax
23ºmin
JOÃO PAULO II

O Papa, Karol Wojtyla, será beatificado em maio, avisa Igreja Católica

18 janeiro 2011 - 23h15

O Papa João Paulo II, morto em 2005, será beatificado no dia 1º de maio deste ano. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 14, pelo papa Bento XVI, que aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído a seu antecessor. A data foi escolhida pela proximidade com a data da morte de João Paulo II, que foi 2 de abril. As informações foram confirmadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O milagre atribuído a João Paulo II refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre. A francesa sofria do Mal de Parkinson – doença que se caracteriza por tremores e instabilidade postural e tem causas variadas.

A freira francesa faz parte da congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas. Marie Simon Pierre conta que conseguiu superar a doença em 2005, mesmo depois de apresentar todos os sintomas do Mal de Parkinson. O cardeal Ângelo Amato afirmou que o decreto que trata desse milagre deverá ter repercussões em todo o mundo.

Depois de apenas 42 dias da morte de João Paulo II, Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Em dezembro de 2009, Bento XVI assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de João Paulo II, dando o primeiro passo para a beatificação.

João Paulo II foi o papa que ficou mais tempo no comando da Igreja Católica: foram 25 anos, de 16 de outubro de 1978 a 2 de abril de 2005. Ele foi o primeiro papa não italiano em 455 anos. Uma das suas características era a mediação política por meio da diplomacia. Conversou com líderes religiosos de diversos credos e negociou o fim de impasses. Ele veio ao Brasil quatro vezes. (Da Agência Brasil)

AO VIVO