Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
LAUDO EM ANDAMENTO

Criança baleada pelo amigo pode ter sofrido abuso sexual, diz polícia

13 dezembro 2023 - 09h55Por Da Redação

Investigadores do caso da criança de 10 anos baleada na cabeça por um tiro dado por um amigo adolescente de 14 anos, apuram a suspeita de que a criança sofreu abuso sexual antes de ser ferida. No dia da ocorrência, o menino foi encontrado dentro do um banheiro do imóvel pelos bombeiros e exames para investigar possível abuso estão em andamento.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

ENTENDA O CASO

O caso aconteceu na segunda-feira (11), quando os dois estavam sozinhos no imóvel na Arno 42 (antiga 405 Norte), momento em que houve o disparo e o adolescente fugiu do local com a arma. 

A Polícia Civil informou que a mãe e o advogado da família levaram os policiais militares até a casa de uma tia do adolescente e o apresentaram às autoridades policiais. O pai dele também está preso.

ABUSO SEXUAL 

Conforme nota encaminhada à imprensa pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), há a suspeita de que a criança teria sido abusada antes do disparo. A Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA - Palmas) está investigando as circunstâncias do crime e solicitou os exames ao Instituto Médico Legal (IML).

Ainda de acordo com a pasta, apesar da suspeita, os resultados ainda não estão prontos e somente após a conclusão dos laudos será possível afirmar se houve abuso sexual contra o menino.

PAI E FILHO PRESOS 

O adolescente envolvido no caso foi transferido para o Centro de Internação Provisória de Palmas (CEIP). O pai dele foi autuado e preso por posse irregular de arma de fogo em casa e omissão na cautela da arma, permitindo acesso à menor de 18 anos. Ele segue encarcerado na Unidade Penal de Palmas.

CRIANÇA INTERNADA

O menino baleado está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP) em estado grave. A Secretaria de Estado da Saúde não deu mais detalhes sobre o estado de saúde do paciente.

Veja nota da SSP na íntegra:

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins reitera que o caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA - Palmas), que ao longo do dia realizou várias diligências pertinentes. Até o momento foi apurado que a criança de 10 anos possivelmente sofreu abuso sexual antes de ser baleada. Exames comprobatórios foram solicitados ao Instituto Médico Legal e já realizados, porém os resultados ainda não estão prontos. Somente após a conclusão dos laudos será possível afirmar se houve abuso sexual.

O adolescente de 14 anos segue apreendido, tendo sido transferido para o Centro de Internação Provisória de Palmas (CEIP), bem como o pai segue preso na Unidade Penal de Palmas.