Palmas
21º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
21º
NORTE DO ESTADO

Idosa com Alzheimer é resgatada após horas desaparecida em área de mata

06 fevereiro 2024 - 10h44

Bombeiros resgataram uma idosa de 75 anos, que se perdeu em uma mata na manhã desta segunda-feira (06), em Colinas no Norte do Tocantins. A senhora é portadora de síndrome de Alzheimer.

Quando familiares perceberam o sumiço da idosa, procuraram ela na casas de parentes e em locais próximos à residência. Sem sucesso eles decidiram ir até o quartel solicitar apoio dos Bombeiros. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Atendendo ao chamado, os militares iniciaram as buscas em uma área de mata alagada e depois de percorrerem 100 metros no local a idosa foi encontrada deitada numa poça, praticamente submersa, apenas com parte do tronco e cabeça visíveis.

Visivelmente desorientada e com sinais de hipotermia a idosa foi resgatada e encaminhada para atendimento médico no Hospital Municipal de Colinas.

O que é Alzheimer?

Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado.

Nenhum caso de Alzheimer é igual ao outro, pois pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes à doença. Contudo, geralmente existem três estágios da doença: leve, moderado e severo. No estágio leve, alguns sintomas são: confusão, dificuldade de memória e esquecimento, mudanças de humor e problemas na fala.

Pessoas com essa condição podem ter problemas para adormecer ou manter o sono. Algumas ficam confusas sobre o dia e a noite. Em algum momento, em muitas pessoas com doença de Alzheimer, ocorre o desenvolvimento de comportamento psicótico (alucinações. Cada pessoa também varia de dia para dia, dependendo das circunstâncias.).