Um morador de Araguaína, no Norte do Tocantins, registrou um Boletim de Ocorrência (BO) denunciando policiais militares por agressão. Ele relatou que foi xingado e ainda atingido por chutes e tapas dentro da própria residência.
Segundo relatos da vítima que é casada e tem 39 anos, o fato ocorreu por volta das 22h da noite dessa quarta-feira (19), na Rua Mandaraí do setor Noroeste, quando ele estava em casa sozinho ouvindo música e os militares chegaram em sua residência ordenando que ele desligasse seu som. O homem confessou que teria agido com uma certa ironia mas acabou desligando o aparelho.
Durante a abordagem, o morador contou que os policiais chegaram a desligar a energia de sua residência e depois saíram do local.
O morador disse em depoimento que voltou a ligar o som assim que os policiais saíram, mas garantiu que o mesmo estava em volume baixo. Momentos depois, os PMs retornaram ao imóvel já com reforço de outra equipe da Força Tática quando deu início à discussão.
Vizinhos gravaram a segunda abordagem, que mostra um dos policiais agredindo o homem com um chute e em seguida entra na casa com outros policiais. Nas imagens é possível ver o momento em que o mesmo policial desfere um tapa contra o morador. A vítima conta que foi agredida no rosto e xingada pelos policiais dentro de casa e que eles saíram logo depois.
O vídeo que mostra o momento da abordagem foi encaminhado pela família para a redação do Portal O Norte: "Eles foram violentos e agressivos, não precisavam disso, porque era só um som ligado ele não tava fazendo nada demais", defendeu um familiar do homem que preferiu não se identificar.
O caso foi parar na delegacia onde, foi registrado um BO.
O Portal O Norte procurou a assessoria da Polícia Militar para prestar esclarecimentos sobre a abordagem realizada. Confira abaixo a nota na íntegra:
Nota à imprensa
A Polícia Militar informa que tomou conhecimento desses fatos através deste canal de comunicação, e informa que será instaurado procedimento administrativo para apurar a conduta dos policiais.
A instituição reitera que orienta e instrui a tropa para cumprir todos os procedimentos de acordo com as garantias fundamentais ao cidadão e não tolera atitudes que venham a ferir tais garantias.
ASCOM 2° BPM