Palmas
31º
Araguaína
29º
Gurupi
30º
Porto Nacional
31º
ROUBO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Polícia Civil prende dois foragidos da Justiça no interior do Tocantins

16 dezembro 2023 - 10h44

Policiais Civis da 101ª Delegacia de Dianópolis, com apoio de agentes da 14ª Central de Atendimento da Polícia Civil e da 10ª Delegacia de Atendimento à Mulher, prenderam, na tarde desta sexta-feira, 15, naquele município, dois indivíduos que estavam foragidos da Justiça, sendo um por roubo e outro por violência doméstica. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

No início da tarde, um homem foi até a sede da 14ª Central de Atendimento da Polícia Civil e informou aos policiais que sua prima estava sendo vítima de violência doméstica praticada pelo companheiro. De imediato, os policiais civis foram mobilizamos e se deslocaram até o endereço da suposta vítima no sentido de apurar as informações recebidas. 

Ao chegar ao local, os policiais ouviram a mulher que confirmou estar, de fato, sendo vítima de violência doméstica pelo companheiro. Ocorre que após colher os dados do indivíduo e checar nos sistemas policiais, foi constatado que havia um mandado em aberto contra ele por um crime de roubo praticado, em Porto Alegre do Tocantins ainda no ano de 2019. 

Desse modo, o homem foi conduzido até a sede da 14ª CAPC, onde a autoridade policial plantonista deu cumprimento ao mandado judicial.  Por não estar em situação de flagrante, o homem não foi preso e autuado pelo crime de violência doméstica, mas foi autuado pelos crimes de lesão corporal e resistência. No entanto, a vítima foi acolhida, relatou que vinha sofrendo violência física e psicológica e, desse modo, o delegado plantonista adotou as providências cabíveis, inclusive representando por medidas protetivas de urgência em favor da vítima.

O crime 

 Na noite de sete de julho de 2019, o indivíduo de inicias W.P.S, com 18 anos a época, juntamente com outro homem também já identificado e indiciado abordaram uma mulher que retornava para casa, sendo que o primeiro homem saltou da garupa da moto conduzida pelo outro envolvido e, fingindo estar com uma arma embaixo da camisa, exigiu que a vítima lhe entregasse a bolsa, bem como seu aparelho celular. Em seguida, os dois fugiram tomando rumo ignorado. 

Porém, durante as investigações realizadas pela Polícia Civil, os dois homens foram identificados e indiciados por roubo circunstanciado. No entanto, eles não foram mais localizados e passaram a ser considerados foragidos da Justiça, uma vez que havia mandados de prisões contra os mesmos. 

Agressão à equipe

No momento em que foi abordado e cientificado sobre a existência do mandado de prisão em seu desfavor, o indivíduo resistiu a prisão e investiu contra os policiais, chegando inclusive a lesionar um agente. Porém, os policiais civis utilizaram técnicas de imobilização e uso progressivo da força e conseguiram conter o homem que então foi preso. 

2ª Prisão 

Durante as diligências, em torno do primeiro caso, os policiais civis acabaram localizando outro indivíduo de 32 anos o qual possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de violência doméstica. Desse modo, os policiais civis da 101ª DP, com apoio de agentes da 10ª Delegacia de Atendimento à Mulher (10ª DEAMV), e também de policiais da 14ª Central de Atendimento da Polícia Civil, ambas de Dianópolis, deram cumprimento à ordem judicial. 

Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, os dois homens foram recolhidos à Unidade Penal Regional de Dianópolis, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

*SSP-TO