Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
29º
Porto Nacional
29º
TOCANTINS

Por unanimidade, Antônio Andrade é reeleito presidente da Assembleia

07 julho 2020 - 11h51Por Redação

O deputado estadual, Antônio Andrade (PTB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins. A votação aconteceu na manhã dessa terça-feira (07), e a Mesa Diretora foi eleita por unanimidade recebendo inclusive o voto do único parlamentar de oposição, Júnior Geo (Pros).

O líder do governo, deputado Ivory de Lira (PCdoB), destacou que o resultado da eleição reflete o espírito democrático entre os pares da Casa e elogiou a postura de Antônio Andrade relacionada ao trato com os deputados de forma igualitária e diplomática.

A Mesa Diretora eleita tomará posse em fevereiro do ano que vem. Confira os nomes e seus respectivos cargos.

Presidente: Antônio Andrade (PTB)

1º vice-presidente: Cleiton Cardoso (PTC)
2º vice-presidente: Leo Barbosa (SD)
1º secretário: Jair Farias (MDB)
2º secretário: Valdemar Júnior (MDB)
3ª secretária: Vanda Monteiro (PSL)
4ª secretária: Amália Santana (PT)

Araguaína de Fora

Diferente da última eleição, nenhum parlamentar da região de Araguaína faz parte da Mesa Diretora eleita. Na atual composição, o deputado Jorge Frederico (MDB) ocupa o cargo de 1? secretário.

Perfil do Presidente

Antônio Poincaré Andrade Filho (PSD), mais conhecido como Toinho Andrade, nasceu em Porto Nacional. É casado e pai de quatro filhos. Foi vereador em Porto Nacional por três mandatos e presidente da Câmara Municipal. Em 2002, foi candidato a deputado estadual, tornando-se primeiro-suplente. De 1º de novembro de 2004 a novembro de 2005, assumiu a vaga.

Nas eleições de 2006, novamente ficou na primeira suplência. Em 2007, foi titular da Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional do Estado. Em 2009, assumiu o mandato como parlamentar na Assembleia Legislativa. Na eleição de 2010 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2014 e novamente nas eleições gerais de 2018.

Em fevereiro de 2019 com o voto de 21 parlamentares, Antônio Andrade foi eleito pela primeira vez presidente do parlamento tocantinense para o biênio de (2019-2021).