Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
OSCAR DA GASTRONOMIA

Tocantinense Ruth Almeida conquista prêmio de Melhor Chef de Cozinha do Brasil

04 dezembro 2021 - 09h15

A melhor chef de cozinha do Brasil é do Tocantins! O Prêmio Dolmã, considerado o Oscar da gastronomia brasileira, consagrou a chef de cozinha Ruth Almeida como vencedora da disputa. A solenidade aconteceu na noite de sexta-feira, 03, durante encerramento do Festival Enchefs Brasil, em Belém (PA). “É muita felicidade que mal cabe no peito, estou dividida entre só chorar e sorrir. Mas o sentimento é de gratidão e de honra que veio para mostrar que, assim como eu, muitas mulheres que sonham fazer da sua essência a força de trabalho devem seguir e acreditar”, disse Ruth Almeida.

A chef de cozinha do Tocantins mostrou a que veio e deu visibilidade as suas raízes do vestir ao discurso - de bata, turbante, descalça, pintura indígena e capim dourado, no evento nomeado como Tapeta Vermelho da Gastronomia, que indicava trajes de gala. “As vestes não é uma forma de confronto a quem escolheu o terno e gravata e os vestidos de luxo, mas uma forma de dar visibilidade as minhas raízes, pois sem elas eu não teria chegado até aqui. Liguei para o diretor do evento antes e perguntei se eu poderia ir assim, o Geraldo prontamente respondeu que eu deveria ir vestida de acordo com o que eu acredito e o que eu sou de verdade”, declara Ruth Almeida.

No discurso de agradecimento à premiação, Ruth Almeida dedicou o prêmio aos seus pais, trabalhadores rurais, assim como quando recebeu o Prêmio Dolmã da categoria estadual, em 2017. “É pelo meu pai, é pela minha mãe. E é para indígenas, quilombolas e trabalhadores do campo como eles que eu dedico essa vitória. É com essa raiz no meu coração que eu vou para a cozinha. Foram esses agricultores que criaram nove filhos foram os maiores incentivadores da minha carreira. Me ensinaram e me orientaram não só a ser cozinheira, mas a ir muito além, de acreditar nos meus sonhos, de que o mundo tem jeito, de que a vida é linda, que as pessoas são boas e precisamos contribuir para transformar e fortalecer a história do outro”, expressou a chef de cozinha.

A chef de cozinha desembarca no Tocantins neste sábado, 04, com a estatueta na mala e planejamentos com muitos sonhos ainda a serem cumpridos. “O meu sonho hoje é empoderar outras mulheres, que assim como eu vieram de uma vida de pobreza, mas tem em si a força de vontade de vencer e de lutar”, concluiu.

Prêmio Dolmã

Ruth Almeida foi finalista da categoria Nacional. Ela foi a única mulher na disputa, que contou ainda com os chefs chef Deocleciano Brito (Acre), Rafael Bruno (MA), chef Gilmar Borges (GO), chef Pedro Alex (RJ) e chef Rodrigo Bernardes (PR). A competição passou por diversos critérios para decidir o grande vencedor, como o júri popular, experiência profissional e histórico de carreira.

Ruth Almeida estava no Pará desde a última terça-feira, 30, quando os Chefs Embaixadores e os Chefs Indicados ao “Oscar da Gastronomia” participaram de uma imersão na cultura e na gastronomia paraense, além de participarem da edição nacional do Fórum Brasileiro, onde foi apresentado e discutido temas sobre os biomas das regiões do Brasil, como estão sendo explorados e preservados.

O festival é a reunião dos chefs indicados ao Prêmio Nacional Dólmã, dos chefs embaixadores, dos coordenadores dos Enchefs Estaduais e dos chefs locais, estudantes, empresários, gestores de entidades públicas e privadas e também de apreciadores da gastronomia de todo o país. Durante a execução do evento, foram realizadas Intervenções Gastronômicas, Aulas Show, Encontros Científicos, Palestras, Degustações. O festival busca valorizar a cultura, o turismo e o desenvolvimento da economia local e nacional.

Perfil

Chef de cozinha, consultora, pesquisadora da culinária afroindígena, Ruth já foi quebradeira de coco, doméstica, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, como uma “cozinha de amor”.